Lago de Olarias recebe performance que transforma relatos de “corações partidos” em arte
Ponta Grossa recebe nesta sexta-feira (16) o projeto artístico “Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2”, do artista curitibano Renan Ghiraldi, com uma oficina formativa pela manhã e uma performance aberta ao público no Lago de Olarias ao longo da tarde. Todas as atividades são gratuitas.
A programação começa às 10h, com a oficina “Performance Arte: Uma Introdução”, no Conservatório Maestro Paulino, no bairro Olarias. A atividade tem inscrições abertas, contará com intérprete de Libras e é voltada a pessoas a partir dos 16 anos, artistas ou não. A condução será da professora doutora Ludmila Castanheira, referência nacional em performance arte e autora do livro “Performance arte: modos de existência”.
Performance convida o público a compartilhar histórias
No período da tarde, o projeto segue para o Lago de Olarias, onde acontece a performance que dá nome à obra. A instalação ficará disponível das 14h às 22h, enquanto a ação performática ocorre entre 17h e 19h.
Durante a performance, uma pessoa vestida com macacão vermelho escuta relatos de “corações partidos” do público. Enquanto as histórias são narradas, o performer borda, em ponto cruz, um coração anatômico em tamanho real, registrando simbolicamente cada relato.
Ao final da ação, pequenos bonecos retirados dos bolsos do figurino são colocados em um aquário com líquido vermelho translúcido, compondo uma instalação visual que representa diferentes “quedas emocionais”. A orientação do processo criativo é assinada por Castanheira, que atuou como diretora/provocadora.
O projeto inclui ainda uma videoperformance, acessível por meio de QR Code instalado na base do aquário. No vídeo, o performer aparece submerso, preso a uma bigorna, representando um dos bonecos da instalação. A gravação foi realizada pela Líquido Photo, produtora especializada em captação subaquática e referência nesse tipo de trabalho no Brasil, além de já ter colaborado com produções brasileiras e internacionais, entre elas “Ainda estou aqui”, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Obra integra trilogia e dialoga com memórias afetivas e identidade
“Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2” é a segunda parte de um tríptico artístico idealizado por Renan Ghiraldi. O trabalho dialoga com a trajetória pessoal do artista, atravessada pelo aquarismo e pela busca do amor romântico, e investiga memórias afetivas em ligação com questões de gênero, sexualidade, etnia, classe social, etarismo e diversidade corporal.
“Acho que circular com performance é algo muito necessário para ampliar o acesso a esta linguagem especificamente”, afirma Ghiraldi. Segundo ele, levar o projeto para diferentes regiões do Paraná contribui para a difusão da arte no circuito contemporâneo.
Circulação pelo Paraná
Além de Ponta Grossa, o projeto passa por Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Curitiba. Em todas as cidades, são realizadas tanto a performance quanto a oficina, sempre com acesso gratuito.
Informações – Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2
Oficina “Performance Arte: Uma Introdução”
- Data: 16 de janeiro
- Horário: 10h
- Local: Conservatório Maestro Paulino – Rua Frederico Wagner, 150, Olarias
- Inscrições: Formulário online
Performance
- Data: 16 de janeiro
- Instalação: Disponível das 14h às 22h
- Horário da ação: Entre 17h e 19h
- Local: Lago de Olarias
- Entrada gratuita
