Atleta de Ponta Grossa se destaca no atletismo nacional e projeta novos desafios

Com três anos dedicados ao atletismo, o ponta-grossense José Edenilson Batista, de 24 anos, vem se consolidando como um dos destaques da modalidade no cenário nacional. O atleta encerrou a última temporada com resultados expressivos e já projeta novos desafios para 2026.

Ao longo de 2025, José Edenilson concentrou sua temporada em provas de 5 quilômetros. No entanto, dentre as competições disputadas, o atleta conquistou maior destaque na 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em dezembro, que reuniu cerca de 55 mil inscritos.

Na prova de 15 quilômetros, ele concluiu o percurso em 55 minutos e 07 segundos, com pace médio de 3’40’’ por quilômetro, alcançando a 15ª colocação do público geral.

Para 2026, o atleta estabeleceu novas metas e planeja seguir ampliando sua atuação em provas mais longas.

Preparação e adaptação de distância

O atleta relata que a decisão de disputar uma prova mais longa exigiu ajustes na rotina de treinos, iniciados a partir de outubro. “A minha preparação para participar da São Silvestre começou por volta de outubro de 2025, quando eu comuniquei ao meu treinador que estava com esse desejo de correr a prova, e desde o início ele me apoiou com os treinamentos, com muitas instruções e motivação para buscar esse objetivo”.

A adaptação, segundo ele, ocorreu de forma rápida ao longo do período preparatório.

Expectativa superada e novos objetivos

A expectativa definida por José Edenilson era de ficar entre os 30 a 40 primeiros a concluir a prova. Com o desempenho que superou as expectativas, o atleta elevou a confiança para a sequência da carreira.

“Quando vi meu resultado ali em 15ª, foi ainda mais satisfatório, foi uma sensação de dever cumprido, uma sensação de recompensa.”

Para 2026, o foco já está definido em desafios ainda maiores: “já sentei e alinhei com o meu treinador que nossos próximos objetivos é entrar nas provas de 21km e tentar performar”.

Desenvolvimento pessoal do atleta

Além dos resultados competitivos, José Edenilson afirma que busca no esporte uma ferramenta de evolução individual e incentivo à prática esportiva.

“A minha rivalidade é comigo mesmo, a minha luta diária é pela minha melhor versão.”

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *