Mabel está entre os deputados que menos gastaram verba de ressarcimento na Alep
A deputada estadual Mabel Canto (PP) aparece entre os parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que menos utilizaram a verba de ressarcimento em 2025, segundo dados do Portal da Transparência compilados pela equipe de jornalismo da Jovem Pan Curitiba.
Em declaração sobre os números, a deputada afirmou: “Eu trato o dinheiro público com muita responsabilidade”.
De acordo com o levantamento, Mabel Canto utilizou R$ 218 mil em verba de ressarcimento ao longo de 2025. A deputada relaciona o resultado a uma política de contenção de gastos adotada desde o início do mandato. “Desde que cheguei à Assembleia Legislativa em 2019, economizando nas verbas de ressarcimento e outras, utilizando para o cumprimento do mandato somente o que é estritamente necessário, já economizamos mais de R$ 4 milhões de reais”, avalia.
Como funciona a verba de ressarcimento
A verba de ressarcimento é destinada a cobrir despesas relacionadas à atividade parlamentar, como passagens aéreas ou terrestres, combustível, hospedagem, locomoção urbana, estacionamento, locação de veículos, seguros de viagem e divulgação do mandato.
Mabel comenta sobre os recursos poupados
Para a parlamentar, a economia reflete diretamente no retorno à população. “Isso confirma também que é possível haver transparência, eficiência e produtividade com a redução dos gastos públicos, o que garante que o dinheiro público seja usado realmente para o bem comum”, conclui.

