IPTU 2026: veja como realizar a consulta e emissão do imposto em Ponta Grossa

Os contribuintes de Ponta Grossa já podem consultar os valores e emitir os boletos do IPTU 2026. A liberação ocorreu nesta segunda-feira (9), e o acesso deve ser feito exclusivamente pela internet ou pelo WhatsApp, sem envio de carnês físicos.

A emissão pode ser realizada pelo site oficial do município, por meio do Governo Digital ou Portal do Contribuinte, ou pelo serviço Zap PG, via WhatsApp no número (42) 99118-3980, mediante informação do número de cadastro do imóvel.

Pagamento à vista tem desconto

Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 5%, com prazo até 10 de março de 2026. Também é possível parcelar o valor em até 10 vezes sem juros, com vencimento da primeira parcela em 20 de março.

O pagamento pode ser feito via Pix, por QR Code disponível no boleto, ou por meio da rede bancária, utilizando o código de barras.

O valor total do boleto inclui o IPTU e a taxa de coleta de lixo, cobrada anualmente junto com o imposto.

Consulta não pode mais ser feita apenas com CPF

Uma das mudanças neste ano é que a consulta não pode mais ser realizada apenas com o CPF do contribuinte, devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O acesso agora exige o número do cadastro do imóvel ou login na plataforma Gov.br.

Ao entrar no sistema com a conta Gov.br, o contribuinte poderá visualizar automaticamente os imóveis vinculados ao seu CPF.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o pagamento dentro do prazo também permite participação em sorteios. “Pagando em dia, o contribuinte evita que os valores sejam incluídos em dívida ativa, além de ter a vantagem de participar automaticamente do sorteio de um carro, uma moto e prêmios em dinheiro no programa IPTU Premiado”, afirma.

consulta e emissão do IPTU em Ponta Grossa
Foto: Divulgação

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *